Você sabe como consumir os carboidratos corretamente?

Você sabe como consumir os carboidratos corretamente?

Os carboidratos são importantes biomoléculas, conhecidas também como hidratos de carbonos, glicídios, ou açúcares, formadas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Função dos carboidratos

Os carboidratos apresentam como principal função a função energética. Entretanto, os carboidratos possuem funções que vão além de garantir a energia para as células, estando eles relacionados também com a estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais

 

Tipos de carboidratos Características Exemplos
Monossacarídeos Carboidratos simples que atuam como blocos (monômeros) a partir dos quais serão formados os outros carboidratos mais complexos, como os dissacarídeos e os polissacarídeos. Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com a cadeia principal de carbono Glicose, galactose e frutose.
Dissacarídeos Carboidratos formados por dois monossacarídeos por meio de ligações glicosídicas. Sacarose (formada por glicose e frutose), maltose (formada por duas moléculas de glicose) e lactose (formada por glicose e galactose).
Polissacarídeos Carboidratos complexos formados por vários monossacarídeos unidos entre si por ligações glicosídicas. Amido, celulose e glicogênio.

 


A digestão dos carboidratos:

Na boca, a amilase salivar(enzima) inicia a quebra dos carboidratos.
O pâncreas, libera a amilase pancreática.
Já no estômago, a amilase salivar é inativada pelo PH ácido.
No intestino delgado são secretadas as enzimas digestivas, que com a amilase pancreática fará a quebra dos carboidratos em monossacarídeos, que serão absorvidos pelas células intestinais.

Na circulação sanguínea:

Ainda na boca o pâncreas recebe o estímulo para começar a secretar insulina.
Após a absorção dos monossacarídeos, a glicemia se eleva, ocasionando um pico de insulina, que por sua vez, capta a glicose e leva para dentro das células para serem usadas como energia.
O fígado ,o cérebro e as hemácias não dependem da insulina.

A frutose e a galactose somente ~soa convertidas em glicose no fígado.

O excesso de glicose que não foi utilizado como energia nas células, são direcionados ao fígado para realizar lipogênese(síntese de ácidos graxos e triglicérides, que serão armazenados subsequentemente no fígado e no tecido adiposo) ou glicogênese (também chamada de doença do armazenamento de glicogênio

Após serem convertidos em ácidos graxos, eles saem do fígado ligados à albumina e vão em direção aos adipócitos(células que fazem parte do tecido adiposo) para serem armazenados.

Função e recomendação dos carboidratos:

A função básica dos carboidratos é o fornecimento de energia, onde 1 g =4 Kcal.

Recomenda-se a ingestão de 45 a 65% do valor energético total.

Fontes de carboidratos:

Açucares de todos os tipos, doces, xaropes, melado, frutas, legumes, cereais e grãos.

Macarrão, pães, pizza.

Uma dieta baseada somente em carboidratos não é a ideal, adicionar uma quantidade de fibras e gorduras a torna mais eficiente.

Podemos encontrar as fibras em legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas e sementes.