Rádio Mars

Vitaminas

As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo necessita em pequenas quantidades, que são indispensáveis ao funcionamento do organismo, já que são essenciais para a manutenção de um sistema imunológico saudável, o bom funcionamento do metabolismo e para o crescimento.

Devido à sua importância na regulação de processos metabólicos, quando são ingeridas em quantidade insuficiente ou quando o organismo apresenta alguma carência vitamínica, pode trazer sérios riscos para a saúde, como problemas de visão, musculares ou neurológicos.
Como o organismo é incapaz de sintetizar vitaminas, elas devem ser ingeridas através da alimentação, sendo muito importante ter uma dieta equilibrada, rica em legumes e fontes de proteína variadas.

A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose.
Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais

As vitaminas são divididas em dois grupos, conforme a substância na qual se dissolvem: Hidrossolúveis e Lipossolúveis.

Vitaminas lipossolúveis:
São as vitaminas solúveis em gordura e por isso podem ser armazenadas. Fazem parte deste grupo as vitaminas A, D, E, K.

Vitamina A(Retinol/Betacaroteno)
Vitamina D
Vitamina E (Tocoferol)
Vitamina K

Hipervitaminose: Dispneia e Hiperbilirrubinemia


Vitaminas hidrossolúveis:
São as vitaminas do complexo B e a vitamina C, solúveis em água. Elas não podem ser armazenadas no corpo, tornando raro os casos de hipervitaminose. Também são absorvidas e excretadas rapidamente.

                                                                                                     Vitamina C

Funções: Antioxidante, cicatrizante, atua no crescimento e manutenção dos tecidos corporais, incluindo matriz óssea, cartilagem, colágeno e tecido conjuntivo.
Fontes alimentares: Frutas cítricas, frutas vermelhas, maçã, tomate, batata inglesa, batata doce, repolho, brócolis.
Hipovitaminose: Pontos hemorrágicos na pele e nos ossos, capilares fracos, articulações frágeis, dificuldade de cicatrização de feridas, sangramento de gengivas.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B compreendem oito vitaminas:

Tiamina (B1)
Riboflavina (B2)
Niacina (B3)

Funções: Necessária para a produção de energia nas células. Desempenha papel nas ações das enzimas no metabolismo dos ácidos graxos, respiração dos tecidos e eliminação de toxinas.

Ácido Pantotênico (B5)
Piridoxina (B6)
Biotina (B8)
Folato (B9) – Ácido Fólico
Cobalamina (B12)
Sair da versão mobile