Por que o pão é considerado um vilão na perda de peso?

Por que o pão é considerado um vilão na perda de peso?

Como sabemos, os carboidratos são transformados em glicose (açúcar) e a velocidade com a qual esse açúcar chega no sangue é chamada de Índice Glicêmico. Quanto mais rápido acontece essa chegada ao sangue mais prejudicial é para o organismo, sugere-se que as respostas hormonais, associadas às dietas com elevado índice glicêmico, como a hiperinsulinemia (pico de insulina no sangue), promovem ganho de peso excessivo, provavelmente, por diminuir os níveis circulantes de combustíveis metabólicos, por estimular a fome e por favorecer a estocagem de gordura. O pão francês gera essa resposta hiperinsulinêmica, por ser um alimento de alto índice glicêmico. Por essa razão ele é considerado um vilão. Mas será que realmente ele é?

Pensando em tempo de digestão e resposta de insulina, de fato o pão tem um ponto negativo. Contudo, existem alimentos que podem e conseguem retardar essa velocidade de chegada de açúcar no sangue, achatando assim a curva glicêmica.

Quais alimentos retardam a chegada do açúcar no sangue?

Esses alimentos com capacidade para achatar a curva glicêmica são as proteínas, as gorduras e as fibras. Isso se deve ao fato de que tais alimentos não possuem uma digestão tão facilitada como é o caso do pão francês.

A fibra alimentar refere-se aos componentes de plantas ou carboidratos análogos que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado humano.
Recomenda-se a ingestão de 20-35g de fibras ao dia.
Evidências sugerem que uma dieta rica em fibras traz benefícios à manutenção da saúde, redução de risco e tratamento de doenças crônicas como a obesidade, doenças cardiovasculares, diverticulite e diabetes.

Assim sendo, ao comer o pão francês, o ideal é que se eleja a versão integral, e/ou consuma-o junto com uma proteína e/ou alguma gordura de boa qualidade, a fim de se evitar picos.

Além disso, dietas com poucos ou sem carboidratos podem ser prejudiciais a saúde.
Entre os riscos ,está no aumento da chance de transtorno alimentar com a redução de peso rápida, sem processo de reeducação alimentar ou a perda maior de massa magra do que de tecido adiposo(gordura).

Mas comer pão à noite pode engordar?

Ao unir dieta e pão sempre surgem vários mitos. Um deles é o que comer pão à noite engorda.
Não existe hora para um alimento engordar. As calorias dele são as mesmas o dia todo
O ideal é sempre termos uma pequena fonte de carboidrato em todas as refeições

O que engorda é comer de forma desequilibrada ao longo do dia.

É muito comum a pessoa não tomar o café da manhã, comer em grande quantidade no almoço, com direito a sobremesa e café com açúcar, comer uma ‘“besteirinha” à tarde e culpar o pão que comeu à noite como o grande vilão do ganho de peso.

O ganho de peso é um reflexo do que se comeu ao longo do dia, e não apenas na última refeição.

E o pão pode até ser uma boa opção para um lanche noturno. Tente combinar o alimento com uma carne magra (atum ou frango, por exemplo) e vegetais (como alface, cenoura e tomate) para um jantar rápido e completo.

Equilíbrio e bom senso é sempre a melhor opção!

Nota: Essa postagem tem caráter apenas informativo, não substitui uma consulta médica/nutricional.