Março Saudável – Conhecendo as vitaminas- Vitamina A

Março Saudável – Conhecendo as vitaminas- Vitamina A

Começamos hoje uma série de postagens sobre as vitaminas, itens extremamente importantes para que nosso corpo funcione corretamente a fim de evitar a incidência de várias doenças.

E sempre lembrando que estas postagens tem somente caráter informativo, não substituem uma consulta médica/nutricional.

Nossa primeira parada ser conhecer a vitamina A e seus derivados.

Vitamina A-Retinol/BetaCaroteno

É uma importante vitamina que devemos consumir diariamente, na forma alimentar, suplementando ou até mesmo em compostos cosméticos, pois é uma ferramenta muito procurada por sua função de renovação celular e com isso, gerando uma pele mais jovem e com redução de rugas e linhas de expressão. Ela escolhe alimentos de cores vivas para se alojar, é uma vitamina lipossolúvel(se dissolve em gordura), possui estabilidade ao calor, portanto não oxida,é armazenada no fígado

Abaixo, aprenderemos um pouco sobre cada uma das derivações da vitamina A, o retinol e o betacaroteno.

Retinol:

O retinol é um derivado da vitamina A que auxilia na renovação celular, na redução de linhas finas e melhora a textura da pele.

O retinol é um ativo que vem ganhando destaque na rotina de cuidados com a pele, pois é uma substância eficaz contra o seu envelhecimento. Além disso, também possui diversos benefícios que melhoram a saúde e a textura da pele.

O retinol é convertido em ácido retinoico após absorção pela pele, mas ambos são efetivos para a redução de rugas e estímulo de colágeno e elastina.

A diferença entre o retinol e o ácido retinoico está na estrutura básica da molécula. Ambos são derivados da vitamina A, mas o retinol é um álcool, enquanto o ácido retinoico, conhecido como tretinoína, é um composto pertencente à classe dos retinoides.

Funções da Vitamina A e do Retinol:

Crescimento e desenvolvimento dos tecidos;

ação antioxidante;

Funções reprodutivas;

Integridade dos epitélios;

Síntese proteica

Sistema imunológico

Estabilidade das membranas celulares

Síntese proteica

Importante para a visão, pois ela atua na capacidade do olho de se adaptar a mudanças de luz, através da rodopsina e que depende do retinol para ser formada.

Auxílio no crescimento, contribuição na formação dos dentes, na formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular.


Por se tratar de uma substância que conta com uma ação antioxidante, a vitamina A é benéfica para o combate à acne, além de inibir a carcinogênese, ou seja, a formação do câncer, combater à anemia, evitar úlceras de pele, melhorar a imunidade e evitar a periodontite.


Beta Caroteno:

É convertido em vitamina A na dose necessária, mas precisa do zinco para completar seu processo ,possui ação antioxidante e tem sua absorção otimizada por gordura.

Fontes:

Batata doce cozida;

Cenoura,

Couve refogada

Espinafre refogado

Couve crua

Alfaces romana e lisa

No geral, ele é encontrado em alimentos alaranjados e esverdeados.

Deficiências:

Podem ser causadas por baixa ingestão ou hepatopatias, insuficiência pancreática ou biliar, carência de zinco, desnutrição proteico energética, que podem levar a cegueira noturna, xeroftalmia(secura ocular) ulceração da córnea e anemia.